Como é a terapia LEGO para crianças com autismo

Como é a terapia LEGO para crianças com autismo

Você conhece a terapia LEGO para crianças com autismo? É uma terapia que ajuda a se relacionar e que se torna uma ótima opção para muitas crianças com essa condição. Elas poderão se relacionar e interagir com outras pessoas enquanto participam da atividade com as peças de LEGO.

O autismo também é conhecido como transtorno do espectro do autismo (TEA) e envolve problemas de interação social e comunicação da pessoa afetada com o resto do mundo. É muito amplo e nem todos os casos são iguais, pois os sintomas e as habilidades podem variar muito de uma criança com TEA para outra.

Problemas de comunicação

É comum que pessoas com autismo tenham problemas de comunicação, compreensão e empatia. Tudo isso dificulta que elas consigam se expressar normalmente, seja por meio da linguagem oral, gestual ou corporal.

Além disso, elas podem ter problemas para aprender e adquirir habilidades, o que pode fazer com que seu desenvolvimento seja desigual em comparação com outras crianças da mesma idade. A interação com os outros também costuma ser bastante afetada. Mas sem querer generalizar, devemos também dizer que elas tendem a ter habilidades excepcionais em matemática, arte, música, memória…

Sempre, e como acontece com qualquer criança com ou sem TEA, o jogo pode ser a melhor forma de aprendizagem e socialização. Aliás, para crianças com autismo também é um desafio extra, já que no jogo elas têm que interagir.

No entanto, com a terapia LEGO, os resultados costumam ser maravilhosos. Mas o que exatamente é essa terapia e como ela pode ajudar crianças com autismo?

A terapia LEGO

Geralmente, as construções LEGO tendem a ser apreciadas por crianças, jovens e idosos. É uma forma de brincar que promove o pensamento criativo graças à construção. Também ajuda a melhorar a cooperação, o trabalho em equipe e o cumprimento de regras quando necessário.

É uma atividade previsível e simples que consiste em repetir movimentos e construções, por isso se torna bastante interessante para crianças com autismo e elas se divertem muito podendo brincar fazendo esse tipo de atividade.

A atividade que envolve brincar com LEGO pode ser feita sozinho ou com ajuda, e crianças com autismo podem ser incluídas em pequenos grupos. Assim, poderão fazer uma construção de LEGO com outras crianças para que, desta forma, se promova uma relação interpessoal sem pressões e sem bloqueios emocionais.

Mudando de função

A criança torna-se um arquiteto que se encarrega de pensar em como realizar sua obra. Mais tarde, ela se torna o engenheiro que executará o projeto com sucesso. Também pode haver um colega de equipe que forneça as peças de LEGO, outro que as construa e outro que seja o ajudante principal.

Claro que essas funções são apenas exemplos, mas também são papéis que as crianças podem variar para que a atividade se torne mais agradável e divertida para todos. O adulto terá um papel de mediador caso haja emoções conflitantes ou no caso de surgirem conflitos entre as crianças que estão fazendo a construção de LEGO.

É necessário, portanto, apoiar as interações que sejam positivas e fornecer soluções adequadas para os conflitos que possam surgir, sendo o adulto um guia e mediador em todos os momentos que forem necessários.

Tudo isso ajuda a tornar o aprendizado social divertido para a criança com autismo, o que fortalece esse aspecto de sua vida. Ela desfrutará das relações interpessoais em uma atividade guiada e previsível que a fará se sentir bem.

Trabalho em equipe com terapia LEGO

Em suma, a atividade consiste em trabalhar em grupo assumindo diferentes papéis:

  • Engenheiro e arquiteto (dá instruções).
  • Fornecedor (fornece as peças e elementos necessários para a construção).
  • Construtor (aquele que coloca as peças no tabuleiro seguindo as instruções do engenheiro/arquiteto).
  • Mediador (adulto).

O adulto, para além de mediador e orientador, irá trabalhar em conjunto com o grupo para promover vários aspetos como a comunicação, a participação de toda a equipe e para que haja uma boa resolução de problemas em caso de algum conflito que possa surgir entre os participantes. Desta forma, a socialização, as habilidades de comunicação e também as habilidades motoras serão aprimoradas. É, sem dúvida, uma terapia maravilhosa que as crianças com autismo devem conhecer!

Fonte:Sou Mamãe
Acesso em 19/01/2023
Link: https://soumamae.com.br/como-terapia-lego-criancas-autismo/

Voltar para o blog